quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Queda de pelos

Hoje vim aqui para falar de algo que ocorre em praticamente todos os cães das mais variadas raças nesta época do ano, a troca de pelagem.
Quem não é acostumado ou nunca parou para olhar mais atentamente, provavelmente fique assustado com a troca de pelagem de seus cães, mas aviso já no início desta leitura que é algo absolutamente normal.
Há vários fatores que levam um cão a perder seus pelos, desde a saúde abalada até a época do ano em que saímos de uma estação muito quente para uma muito fria, ou o contrário, quando saímos da estação fria para a estação quente.
Fêmeas que acabaram de desmamar seus filhotes também vão trocar a pelagem.
O importante nesta fase de queda e troca é que o cão seja escovado com bastante freqüência. No caso do collie, em períodos normais uma escovação semanal é o bastante. Já na época de troca de pelagem é preciso escovar todos os dias, para que assim a pelagem morta saia e dê lugar a uma nova e linda pelagem.
Nessa época até mesmo um banho pode ajudar bastante a acelerar a queda da pelagem que já morreu para que venha logo a nova pelagem. Quanto mais você escovar, mas rápido o processo acaba.
Durante a escovação faça movimentos vigorosos com a escova, em todas as direções, pois além de remover melhor os pelos mortos a escovação vai estimular a vinda da nova pelagem.
Não existe um tempo pré-determinado de duração da queda da pelagem morta, pois depende exclusivamente da dedicação de cada proprietário em escovar adequadamente seu cão.
Quer saber mais a respeito da escovação?  Já fiz uma postagem falando a respeito, para ler clique AQUI.
Agora chame seu cachorro, pegue seu material de cuidados com a pelagem e mãos à obra.
 

Nenhum comentário: